O Passado

Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. - Filipenses 3.13-14
Muitos têm problema com o seu passado, às vezes só de lembrar de acontecimentos que lhe envolveram ou de cenas, o corpo já se estremece. E a Bíblia não deixa de abordar que o passado que nos envolvia está atrás, porque são muitos que, tendo ainda grande consideração pelo seu passado, como se fosse ele quem define a sua vida, quem você é e o seu futuro, deixam de ser guiados pelo Senhor.
O contexto cristão em que Paulo escrevia as suas cartas envolvia milhares de pagãos que se converteram ao Senhor. Diante disso, o Apóstolo estaria escrevendo para pessoas que ainda estariam se introduzindo ao evangelho do Senhor Jesus. Naquela época, muitos que se converteram cometiam imoralidade com avidez, mentiam demasiadamente, eram desonestos, falsos, voltados para si mesmos e para uma vida sem caminho.
É em função deste contexto que Paulo destaca que o passado tem que ficar para trás, pois agora a graça de Deus nos envolve. Está escrito: "[...] Mas onde aumentou o pecado, aumentou muito mais ainda a graça." - Romanos 5.20. O que te impede de que a graça abunde em você? Ora, o pecado está ou era notório, e isso não pode continuar assim, pois Jesus veio para quebrar as correntes que nos prendem, para nos trazer liberdade. A Bíblia diz: "Porque vocês, irmãos, foram chamados à liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à carne; [...]." - Gálatas 5.13. Nós que possuímos a liberdade, temos autocontrole em relação aos nossos atos. O pecado é como um monstro que nos quer devorar (Gênesis 4.7), mas em Cristo passamos a possuir a arte de domar o pecado, pois já não é Ele que dominará sobre nós, mas a abundante graça de Deus.
-> Leia João 8.31-32 <-
.png)