top of page

Cristãos Luteranos

Público·16 membros

Não Apenas Ouvintes, Mas Praticantes da Palavra.

Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos.

• Tiago 1.22.

A Palavra de Deus não foi dada apenas para ser ouvida, mas para ser vivida. No entanto, ao nos depararmos com esse chamado à prática, devemos reconhecer com humildade que, por nossa natureza pecadora, frequentemente somos apenas ouvintes. Escutamos os mandamentos de Deus, reconhecemos sua bondade e justiça, mas voltamos a viver como se nada tivesse sido dito. Essa realidade denuncia nossa falência moral e espiritual, como afirma a Lei: “Todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3.23).

A Palavra exige de nós amor perfeito, obediência constante e coração puro. E, ao mesmo tempo em que exige, revela que não conseguimos cumpri-la plenamente. Tiago compara aquele que apenas ouve àquele que se esquece de sua própria imagem — uma crítica à superficialidade e à hipocrisia religiosa. Nisso, a Lei nos humilha e nos aponta para o nosso profundo pecado.

Mas o mesmo Deus que nos revela o pecado também nos anuncia o perdão. O Evangelho entra com sua doce promessa: Cristo é a Palavra viva que foi plenamente obediente em nosso lugar. Ele é o homem prudente que não apenas ouviu, mas cumpriu perfeitamente a vontade do Pai (Mt 7.24; Jo 4.34). Ele foi à cruz por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação. Em Cristo, Deus nos perdoa e nos reconcilia consigo. Por meio do Batismo, fomos unidos a essa Palavra encarnada, e agora, pela fé, vivemos não apenas como ouvintes, mas como novas criaturas.

A prática da Palavra, portanto, não brota de uma tentativa humana de merecer o favor de Deus, mas é fruto da fé verdadeira que atua pelo amor (Gl 5.6). O mesmo Espírito Santo que nos concede fé também nos conduz à obediência — ainda imperfeita, mas sincera. Como diz Lutero no Catecismo Menor:

Creio que por minha própria razão ou força não posso crer em Jesus Cristo, meu Senhor, nem vir a ele. Mas o Espírito Santo me chamou pelo evangelho, iluminou com seus dons, santificou e conservou na verdadeira fé.

Ser praticante da Palavra é confiar em Cristo como Salvador e, por essa fé, desejar obedecê-Lo, mesmo em meio a quedas. É reconhecer que a nossa prática será sempre incompleta, mas que a graça de Deus é completa. E essa graça nos encoraja a ouvir com atenção, a viver com arrependimento, e a agir com fé operante no amor.

Que o Senhor derrame ricas bênçãos sobre a vida de cada pessoa que receber e ler esta mensagem.

Com consideração, Vinícius – Equipe de Apoio.

10 visualizações

membros

© 2026 GODBY

Todos os direitos reservados. Ações legais poderão ser tomadas em caso de uso indevido.

bottom of page